Institucional

UFR celebra Dia Nacional do(a) Psicólogo(a)

Por Thiago Cardassi Publicado em: 27/08/2024 11:08 | Última atualização: 27/08/2024 11:08

Nesta terça-feira (27), é celebrado o Dia Nacional do(a) Psicólogo(a). A data homenageia os profissionais responsáveis por estudar os comportamentos, os sentimentos e as formas de cuidado com a saúde mental. A comemoração foi instituída pela Lei nº 13.407, de 26 de dezembro de 2016, e faz parte do calendário oficial de datas do país. Em 2024, a profissão também celebra 62 anos de regulamentação da profissão.

Os(as) psicólogos(as) atuam no diagnóstico e compreensão da sociedade, analisam criticamente os fenômenos psicossociais à luz de teorias e práticas experimentais e produzem conhecimentos sensíveis às questões humanas que compõem o cenário local e global. Atentos às dinâmicas do contemporâneo, esses profissionais problematizam questões de natureza social, política e cultural e analisam seus efeitos sobre os modos de subjetivação com a finalidade de construir saberes e formas de atuação profissional que permitam compreender e lidar com a saúde mental em diferentes contextos.

Além disso, os(a) psicólogos(a) também contribuem significativamente para áreas como a educação, ajudando a promover ambientes de aprendizagem saudáveis, e identificando as necessidades singulares dos estudantes. Já no mundo corporativo, desempenham um papel fundamental na gestão de recursos humanos, na resolução de conflitos, e contribuem para favorecer um local de trabalho mais confortável e propício para o desenvolvimento das atividades laborais

De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), existem mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da área em todo o mundo. A atuação deles ocorre nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de produção de saúde mental.

O Dia do(a) Psicólogo(a) é também um alerta para a importância de manter atenção ao próprio sofrimento psíquico e buscar ajuda especializada quando necessário. Em contextos nos quais a ansiedade, a depressão e as barreiras afetivas se tornaram uma constante, a presença destes(as) profissionais é ainda mais necessária.

A partir de diferentes abordagens, os(as) psicólogos(as) são capazes de identificar nossas dificuldades afetivas, cognitivas e psicossociais e as formas de empobrecimento da existência a que estamos sujeitos. Desta forma, trabalham para promover nosso bem-estar emocional e auxiliam no desenvolvimento das habilidades necessárias para lidar com os desafios da vida. Seja por meio da terapia individual, familiar ou em grupo, as psicólogas e psicólogos oferecem um espaço seguro para a livre expressão de pensamentos, sentimentos e preocupações.

A Universidade Federal de Rondonópolis agradece e apoia a atuação destes profissionais e celebra este dia junto de todos os nossos estudantes do curso de Psicologia.