Defesa pública de mestrado investiga representação de mulheres negras em livros didáticos
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) “Estamira Gomes de Sousa”, divulga a defesa pública de dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) com o título Racismo e sexismo na representação de mulheres negras no livro didático de língua portuguesa do Ensino Médio.
A pesquisa foi desenvolvida pela professora Edineusa Cristina com orientação da professora Priscila de Oliveira Xavier Scudder (UFR) e coorientação do professor Antutérpio Dias Pereira (EDUVALE). A defesa acontece nesta quarta-feira (31), às 14h (horário de Cuiabá), no templo de umbanda Pai Jobim e Vovó Maria Conga.
No trabalho, a mestranda analisa a representação de mulheres negras em livros didáticos de língua portuguesa disponibilizados para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, evidenciando a forma como a ausência de autoras e intelectuais negras nos referidos manuais corrobora com a reprodução colonial.
De acordo com a autora, é muito importante para a população negra, em especial, as mulheres, ver-se representada (s) numa perspectiva anticanônica, isto é, para além da perpetuação dos estereótipos e estigmas associados ao sujeito negro, seja nos materiais didáticos ou mesmo na literatura brasileira.
A investigação pertence à linha de pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis. Adotando uma abordagem interseccional, o trabalho se desenvolve a partir de revisão bibliográfica e se divide nos capítulos: “Mulheres negras e a transversalidade entre raça, educação
e discriminação”; “A representação de mulheres negras no livro didático de Língua Portuguesa: para além das relações étnico-raciais”; “A função da linguagem e da interseccionalidade na análise do Livro Didático de Língua Portuguesa”.
