Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI)

Quem participa do NAI?

O NAI está subordinado institucionalmente à Diretoria de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis, sendo formado por uma estrutura político-administrativa e uma equipe técnica.


Conselho político-administrativo

O conselho político-administrativo é composto por membros das unidades administrativas e acadêmicas, envolvendo docentes, servidores técnico-administrativos, além de poder contar com representantes discentes e da comunidade externa. Tem como foco a proposição de políticas, a articulação e o monitoramento/auditoria das ações e serviços de acessibilidade. Tem a função de instância consultiva da Gestão e de assessoria para as Faculdades, Institutos e demais unidades administrativas, para questões relacionadas às demandas de acessibilidade no ensino superior.

Os membros do conselho Político-administrativo do NAI, nomeados pela Portaria PRAE/REITORIA/UFR nº 2,  de 06 de dezembro de 2024 são:

  • Raphael Rodrigues Sanches, SIAPE 493****, Coordenador do NAI;
  • Alyna Araujo Marcondes, SIAPE 107****, Representante da PROGEP;
  • Aura Santana Campos, SIAPE 157****, Representante da PROPLAD;
  • Grazielle Vital da Silveira, SIAPE 131****, Representante da PROEG;
  • Jeane Marlene Fogaca de Assis Barretto, SIAPE 119****, Representante da PROEX;
  • Karina Rocioli Maciel, SIAPE 118****, Representante da FCS;
  • Matheus Gonzales dos Santos, SIAPE 223****, Representante da PROTIC;
  • Regina Amaral Silva, SIAPE 138****, Representante da PROPGP;
  • Shirley Lopes Maidana de Oliveira, SIAPE 297****, Representante do ICHS;
  • Thaiz Freitas Pessoa, SIAPE 132****, Representante da PROINFRA; e
  • Thiago Rodrigues Lopes, SIAPE 186****, Representante do ICHS.

Equipe Técnica

A equipe técnica dedica-se à identificação e implementação de ações e serviços que atendam às demandas específicas de acessibilidade dos alunos, acompanhando continuamente suas necessidades ao longo da trajetória acadêmica. Essas necessidades educacionais específicas não são entendidas apenas no âmbito das barreiras enfrentadas pelos estudantes público-alvo da educação especial, mas da comunidade acadêmica como um todo que, mesmo sem um diagnóstico ou laudo, enfrentam dificuldades para participar plenamente da vida universitária e que necessitam de apoio para superá-los.

Composição da Equipe Técnica

Esp. Joliane Arruda de Almeida
Pedagoga, TAE   

Dr. Raphael Rodrigues Sanches
Psicológo, TAE