Histórico do Curso

O Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas (ICAT) foi criado através da Resolução CD nº. 47 de 12 de dezembro de 2008, que dispôs sobre a organização administrativa da UFMT, de acordo com os preceitos estatutários da universidade, sendo composto por Departamentos e Coordenações dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Mecânica e Zootecnia e tendo como atribuições o planejamento, a execução e a avaliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.O curso de Engenharia Mecânica foi criado através do Processo de Expansão das Universidades Federais, promovido pelo MEC em 2005. O processo continha a portaria de autorização do MEC número 901, de 12 de setembro de 2007, tendo aprovação do plano de ensino junto ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Mato Grosso, sob número 27, de 31 de março de 2008. O curso iniciou suas atividades em agosto de 2006 e teve evolução no seu corpo docente ao longo dos anos, completando, atualmente, o total de 21 docentes efetivos, sendo 17 doutores e 4 mestres.

Dados do Curso

Data de Início de Funcionamento do Curso: 08/2006
Atos Autorizativos do Curso: O Curso de Engenharia Mecânica foi criado pela Resolução CONSEPE UFMT nº 02 de 16 de janeiro de 2006. A seguir teve o seu reconhecimento pelo MEC por meio da Portaria SERES/MEC n.º 140, de 14 de junho de 2011, e adição de posterior pedido de aumento de vagas, sob a forma de aditamento ao ato autorizativo via Portaria nº 690, de 25 de setembro de 2015. A renovação de seu reconhecimento pelo MEC se deu através das Portarias SERES/MEC: a) n° 286, de 21 de dezembro de 2012; e b) nº 949, de 30 de agosto de 2021.

Regime Acadêmico Crédito/semestral
Número de vagas: 86
Número de Entradas: 02
Turno de Funcionamento: Integral
Carga horária total: 3600 horas
Prazo de Integralização Curricular: mínimo de 09 e máximo de 13 semestres

Forma de Ingresso

O acesso ao Curso de Engenharia Mecânica, de acordo com o regimento de graduação da UFR, pode ocorrer mediante um ou mais processos listados abaixo:
I – Sistema de Seleção Unificada – SISU;
II – Edital de Transferência Externa Facultativa;
III – Transferência Ex-officio
IV – Edital de seleção de portador de diploma de graduação;
V – Edital de Vagas remanescentes;
VI – Mobilidade Acadêmica;
VII – Reingresso; e
VIII – demais formas amparadas pela legislação e acolhidas pela UFR.

Objetivo do Curso

O objetivo do curso de Engenharia Mecânica da UFR é atender estudantes de todas as regiões brasileiras, contribuindo de forma efetiva na formação acadêmica e no desenvolvimento não só do Estado de Mato Grosso, mas de várias outras regiões do país.
Em virtude disso o curso possui um elenco significativo de disciplinas de caráter científico para capacitar o(a) discente a: desenvolver novas tecnologias e adequar tecnologias existentes às especificidades regionais; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia mecânica; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental e avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.
O curso de Engenharia Mecânica da UFR, principalmente por ser o primeiro do Estado de Mato Grosso, tem a responsabilidade técnica e científica, através de seus egressos e de suas ações de extensão e pesquisa, de viabilizar o surgimento e a instalação de um parque agroindustrial capaz de agregar valor aos produtos primários produzidos no Estado, bem como gerar emprego e renda para o conjunto da sua população.
O curso também tem como objetivo o desenvolvimento social e educacional da região, contemplando a bonificação estadual concedida aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em instituições de ensino situadas no estado de Mato Grosso, de acordo com a SubSeção IV da Seção I do Capítulo II da Resolução CONSEPE nº 10/2022.

Coordenação de Curso:

Coordenador: Jefferson Alves Oliveira

E-mail: mecanica@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410 – 4099