Unidades Administrativas

Por Thiago Cardassi Publicado em: 26/04/2022 15:04 |

A Reitoria é o órgão executivo máximo da administração superior da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem a finalidade de executar a política universitária definida pelos órgãos deliberativos da instituição. Compete à Reitoria planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade. 

As pró-reitorias, auditorias internas, assessorias, assistentes, chefes de gabinete e auxiliares da reitoria e dos órgãos complementares serão designados pela Reitoria. Compreende Reitoria a seguinte estrutura:

  • Secretaria da Reitoria
  • Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores
  • Chefia de gabinete
  • Procuradoria
  • Auditoria
  • Assessorias
  • Ordenadoria
  • Gestão da Integridade
  • Ouvidoria
  • Comissões Permanentes
  • Comissão Permanente de Pessoal Docente
  • Comitê de Ética
  • Comissão Própria de Avaliação

 

REITORA
Analy Castilho Polizel de Souza

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, doenças, melhoramento, genótipos e resistência. É professora Associada do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFMT) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFMT-Rondonópolis) e gestão Tecnologia Ambiental. Atuou como coordenadora do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, Diretora do Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas, e como Pró-reitora do Campus Universitário de Rondonópolis.

Agenda Pública
Currículo Lattes
reitoria@ufr.edu.br

(66) 3410-4084

 

Vice-Reitoria

2.1.7 Vice-Reitoria
2.1.7.1 Secretaria
2.1.7.2 Chefia de Gabinete
2.1.7.3 Assessoria
2.1.7.4 Editora Universitária
2.1.7.5 Comissões Permanentes
2.1.7.5.1 Comissão Permanente de Pessoal Docente
2.1.7.5.2 Comitê de Ética
2.1.7.5.3 Comitê de Ética em Pesquisa
2.1.7.5.4 Comissão Própria de Avaliação

Antonia Marilia Medeiros Nardes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília (1997) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Geografia da UFR (PPGEO/UFR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação ambiental, resíduos sólidos, conscientização e ecoturismo. Líder do Grupo de Pesquisa Planejamento, Ambiente e Educação Ambiental (PLANEA).

 

 

 

Pró-Reitorias da UFR

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG)
Ronei Coelho de Lima

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da graduação em Geografia e do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proeg@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4166 

 

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP)
Edna Maria Bonfim da Silva

Possui Pós-Doutorado em Ciência do Solo pela ESALQ/USP (2006). Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela ESALQ/USP (2005), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000). É professora Associada da área de Solos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (UFR) e membro permanente dos programas de pós-graduações em Engenharia Agrícola (UFR-Rondonópolis) e Agricultura Tropical (UFMT-Cuiabá). É editora da Revista Engenharia Agrícola na área de Engenharia de Água e Solo e da Revista Ciências Agrárias (agrárias). Atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia de Água e Solo, atuando nos seguintes temas: relação solo-água-planta, fertilidade do solo, nutrição mineral de plantas, aproveitamento de resíduos agroindustriais na agricultura, interação entre nutrientes nitrogênio-potássio e nitrogênio-enxofre no solo e na planta. Atualmente exerce a função pro tempore de Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Rondonópolis.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: propgp@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4126 

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROECE)
Claudinéia de Araújo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), doutorado em Ciências (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Especialista em Predisposição Hereditária ao Câncer pelo Hospital Albert Einstein e Especialista em Processos Educacionais em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Docente Associada do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. Tem experiência na área de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, com ênfase em Genética Humana; Marcadores Moleculares e Oncogenética.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proece@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4060 

Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC)
Jorge Gustavo Fachim Farias

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Especialista em Gestão de Redes e Segurança da Informação pelo IBG – Instituto Business Group (2015) e Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação pela Anhanguera Educacional (2014). É graduado em Sistemas de Informação pela UNIC Rondonópolis (2011). Tem atuado como profissional de TI com foco em redes de computadores e segurança da informação desde 2003. Foi gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação por 10 anos na iniciativa privada. Iniciou sua carreira pública na Universidade Federal de Mato Grosso em 2015 como Técnico em Educação. Atualmente é Pró-Reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação na Universidade Federal de Rondonópolis.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: protic@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4101 

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD)
Josemar Ribeiro de Oliveira

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho- UNINOVE -PPGA, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2003).Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990),possui Graduação em Direito pela UNIC – Universidade de Cuiabá ( 2013), possui formação complementar em pedagogia do Ensino Superior -Esquema I ( 1991) é especialista em Teoria e Historia Econômica pela UFMT (1998),é especialista em Auditoria e Controladoria UNIC (2001), Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, . Tem experiência na área de Gestão e Controladoria, com ênfase em Auditória de Gestão e Ambiental, atuando na linhas de pesquisas: Gestão Ambiental, Controladoria, Auditoria de Gestão e Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Inovação, Sustentabilidade e Empreendedorismo.

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: proplad@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4081

Secretarias da UFR

Secretaria de Inovação e Empreendedorismo (SIE)
Normandes Matos da Silva

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutor em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo (2008). Sou docente do ensino superior desde 1996, tendo atuado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no Univag Centro Universitário (MT) e na Universidade Federal do Pará. Além disso, trabalhei como analista de meio ambiente na Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (2006-2008). Atualmente sou Professor Associado na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental. Participo do Programa de Pós-Graduação em Gestao e Tecnologias Ambientais (Mestrado) da UFMT em Rondonópolis. Minhas áreas de pesquisa são as seguintes: Geotecnologias, Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA/DRONES) e recuperação de áreas degradadas. É Bolsista em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Secretaria de Relações Internacionais (SECRI)
Jofran Luiz de Oliveira

Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG com período sanduiche na Iowa State University – ISU-EUA. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Doutor em Engenharia Agrícola e de Biossistemas pela Iowa State University ISU-EUA. Atualmente é Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, Professor Adjunto do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFR. Tem experiência nas áreas de Construções Rurais e Ambiência em Instalações Rurais, Comportamento e Bem-Estar Animal, Aproveitamento de Energia de Biomassa, Materiais Alternativos para Construções.

 

 

Secretaria de Infraestrutura (SINFRA)
Marcio Venzon

Doutor em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso, Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Mato Grosso, com Especialização em Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras e graduação em Tecnologia em Eletromecânica Modalidade Manutenção Industrial. Atualmente é professor efetivo do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Rondonópolis. Possui quatorze anos de experiência industrial nas áreas Mecânica, Elétrica, Automação, Manutenção Industrial e gestão de pessoas. 

 

 

Agenda Pública
Currículo Lattes
E-mail da unidade: sinfra@ufr.edu.br

Telefone: (66) 3410-4005

 


Institutos e Faculdades

São atribuições dos Institutos e Faculdades planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase ao campo das ciências básicas, assim como são atribuições das Faculdades planejar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, dando ênfase ao campo das ciências aplicadas.


Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)

Criado em 1992 com os departamentos de Ciências Contábeis, Educação, História e Letras, o ICHS, ainda vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso, cresceu e chegou a congregar dez cursos de graduação e dois mestrados, além de importantes projetos e programas de extensão permanentes. Estão vinculados ao ICHS o programa de extensão do Centro de Línguas (CELIG), oferecido pelo departamento de Letras, a Brinquedoteca, mantida pela departamento de Educação e o Centro de Práticas Psicológicas (CEPRAPSI), onde funciona a clínica escola do curso de Psicologia. Em 2019, alguns cursos desvincularam-se e, atualmente, o instituto abarca os seguintes cursos:

Graduações

1. Biblioteconomia
2. Geografia
3. História
4. Letras – língua portuguesa
5. Letras – língua inglesa
6. Pedagogia
7. Psicologia

Pós-Graduação Stricto Sensu

1. Mestrado em Educação
2. Mestrado em Geografia