O Curso de Licenciatura em História foi criado em 1985, através da Resolução nº 67/85, do Conselho Diretor da UFMT, de 24/10/1985, e da Resolução nº 018/85, do CONSEPE, de 22/11/1985, integrando-se ao então Centro Pedagógico de Rondonópolis (CPR) com a oferta de 20 vagas semestrais, sendo um dos mais antigos da agora Universidade Federal de Rondonópolis. A sua criação surge como necessidade de mudança na forma de conceber o ensino e a aprendizagem da História que, saindo do engessamento do regime militar, deixava de ser apenas Estudos Sociais para tornar-se um curso independente, respeitando a natureza da própria ciência histórica. Assim, ele é fruto de uma demanda da comunidade local e da necessidade de expansão dos centros universitários para regiões afastadas da capital do estado. O seu objetivo imediato era atender a demanda de formação de professores de História para o primeiro e segundo graus, das redes de ensino de Rondonópolis e região. Atualmente, esse objetivo se ampliou, formando professores historiadores que atuam em diferentes áreas, como assessoria, museus, centros de pesquisa, dentre outros.

Contamos com a participação de quinze professoras e professores, com formações distintas: historiadores, sociólogos e filósofos. Compreendemos a importância da diversidade de sujeitos no fazer da História, tanto no que diz respeito aos olhares lançados sobre esse fazer, como das inúmeras experiências vivenciadas por estudantes e professores.

A duração do curso é de 4 anos, com entrada no turno noturno. Recentemente, aprovamos um novo PPC, que reformula toda a nossa grade de disciplinas, tendo como objetivo discutir, ao longo da graduação, diferentes sujeitos, espaços e tempos. Dessa forma, nossos estudantes tem a oportunidade de discutir acerca das histórias dos continentes africano, americano e europeu, além de cursar disciplinas sobre gênero, arte, cultura afro-brasileira, culturas dos povos indígenas, dentre tantas outras.

O curso de História da UFR participa de Programas nacionais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica, ambos com oportunidades de bolsas para estudantes. Além deles, há ainda possibilidade de bolsas de monitoria, de Iniciação Cientifica e de Tutoria.

Nossos(as) professores(as) desenvolvem diferentes projetos de pesquisas, trabalhando com objetos e temáticas diversos: religiosidades, gênero, meio ambiente, questões raciais, culturas indígenas, linguagens artísticas, ensino de História, usos de jogos em sala de aula, etc. Além disso, temos vários projetos de extensão voltados para a comunidade em geral e que tentam contemplar diferentes áreas (arte, acesso a documentação, culturas indígenas, criação de podcasts e vídeos/documentários, etc.). Esses projetos contam com a participação de estudantes, que podem ser voluntários ou bolsistas.

Precisamos ainda mencionar a prática de aulas de campos, com viagens planejadas especialmente para diferentes regiões do Mato Grosso, tanto em cidades consideradas históricas, como para aldeamentos, reservas, assentamentos, arquivos e centros de ensino e pesquisa.

Dessa forma, podemos dizer que os nossos trabalhos visam contribuir com a formação de professoras e professores historiadores preparados para atuar nas instituições de ensino e de cultura. Mas, acima de tudo, temos o compromisso de contribuir com a formação de sujeitos comprometidos com profissionais atuantes na sociedade e com práticas voltadas para a cidadania plena.

NFORMAÇÕES DO CURSO

Habilitação: Licenciatura Plena em História

Modelo de regime: Crédito semestral

Duração: Entre 8 e 12 semestres

Turno: Noturno

Vagas: 45 no 1º semestre

NOVO Projeto Pedagógico do Curso: PPC Licenciatura em Historia 2023-2031

ANTIGO Projeto Pedagógico do Curso: PPC (.pdf)

Consulta Plano de ensino até 2021/2: https://www.ufmt.br/consulta-plano-de-ensino/642

Horário da secretaria: 18:30h às 21:30h

Telefone: (66) 3410-4018/ (66) 3410-4147

E-mail: historia@ufr.edu.br

Coordenadora do curso: Profª Drª Elenita Malta Pereira

Endereço: Avenida dos Estudantes, 5055 – Cidade Universitária – Bloco A, Sala 07  /Rondonópolis – MT

PORTARIA DE RECONHECIMENTO/ RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO MEC: Portaria N. 1705, de 17 de novembro de 1992. / MEC N. 286, de 21 de dezembro 2012/ MEC N. º 1097, de 24 de dezembro de 2015/ MEC N. 920, de 27 de dezembro de 2018.