Universidade Federal de Rondonópolis

Portal do Estudante

Período Letivo 2020/1

Conforme edital do SISU 2020, se o estudante calouro(a) não participar de nenhuma aula nos 10 primeiros dias letivos e não solicitar o trancamento especial de matrícula, terá a sua matrícula cancelada e perderá a sua vaga no curso.
Portanto, fique atento(a) ao início de suas aulas para que consiga participar nesse período inicial a fim de garantir sua vaga.
Caso participe de pelos menos uma aula nos 10 primeiros dias, você terá até 11 de novembro para solicitar o seu trancamento especial, se precisar.
Lembre-se de manter seus dados atualizados (telefone e e-mail) e de estar em contato com as informações de seu curso.

A partir de 05/10/2020, a biblioteca atenderá das 7h às 11h e das 18h30min às 20h30min, de segunda a sexta-feira. O atendimento é exclusivo para empréstimo e devolução, não sendo permitida a permanência de pessoa(s) no interior da Biblioteca.

Em virtude das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, o atendimento continuará sendo exclusivamente para empréstimo e devolução e, portanto, não será permitida a permanência de usuários no interior da Biblioteca.

Mais informações sobre o funcionamento da Biblioteca Universitária podem ser obtidas neste endereço eletrônico, por meio do e-mail biblioteca@ufr.edu.br ou pelo WhatsApp comercial (66) 3410-4032.

Consulte o acervo da biblioteca remotamente por meio deste endereço

Não será possível a realização de transferência nem de mobilidade acadêmica no período de vigência do Calendário 2020/1 em virtude da variabilidade de realização de ofertas de disciplinas no cenário nacional decorrente da pandemia do novo coronavírus.

As aulas on-line devem ser realizadas nos mesmos dias e horários estabelecidos na planilha de matrícula. Se a oferta de disciplinas for modular, é possível que docentes e discentes acordem outros horários, sempre respeitando-se o turno de matrícula.

Essa é uma decisão a ser tomada pelo docente responsável pela disciplina em conjunto com seus discentes e considerando a própria natureza da disciplina.
Estão previstas atividades com ferramentas síncronas, as quais exigem a interação em tempo real entre docentes e discentes e também atividades com ferramentas assíncronas, quando docentes e discentes se conectam em tempos diferentes.

Sim. Essa é uma decisão a ser avaliada pelo Colegiado de cada curso, mesmo nos casos de Estágio. Atividades a serem feitas exclusivamente em laboratório ou que não possam ser realizadas de maneira remota devem aguardar o término do semestre letivo (05 de fevereiro de 2020), para uma possível realização nos 30 dias subsequentes.

Você pode entrar em contato com o Registro Escolar, via WhatsApp, pelo número (66) 3410-4066. Se preciso, é possível ir até à universidade no período da manhã, das 7h às 11h, de segunda a sexta-feira.

Até 05 de fevereiro de 2021, as aulas serão realizadas de maneira remota, conforme calendário aprovado na Resolução CONSUNI Nº 18, DE 31 DE AGOSTO DE 2020. Após esse período, cabe ao Comitê da Covid local avaliar as condições sanitárias para a possibilidade de aulas presenciais de modo seguro a toda a comunidade acadêmica.

Se você é VETERANO, acesse o portal da UFR, clique em “Sistemas Integrados” e selecione a opção “Protocolo Virtual” para a solicitação de trancamento automático de matrícula. Na solicitação de trancamento, pedirá um documento a ser anexado. Esse documento pode ser o histórico escolar ou a própria declaração solicitando o trancamento.

O prazo para o trancamento é 11 de novembro de 2020. Atenção se suas disciplinas ofertadas estiverem sido ofertadas em módulos, pois, neste caso, o trancamento ou cancelamento de disciplina deverá ser feito até 50% das atividades efetivadas.

Em caso de dúvidas, confira o tutorial de trancamento de matrícula para veteranos.

Se você é CALOURO, ingressante da UFR 2020/1, envie um e-mail para registroescolar@ufr.edu.br. No campo “Assunto”, escreva “trancamento de matrícula”. No texto do e-mail, informe: seu nome, RGA, CPF, nome do curso e o motivo da solicitação do trancamento. Sem essas informações, não será possível efetivar o trancamento.

O número máximo de disciplinas e/ou créditos nos quais você pode se matricular será definido pelos cursos e seus respectivos colegiados. Consulte a coordenação do curso na hora de fazer o ajuste de matrícula para não ultrapassar o limite de disciplinas do período.

Para exclusão de disciplinas:

1-      Acesse o SEI e selecione o tipo de processo “Peticionamento”, opção  RONDONÓPOLIS – SOLICITAÇÃO DE ATESTADOS. Seu processo será encaminhado diretamente ao Registro Escolar.

2-       Em documento principal, “clique aqui para editar conteúdo”, escreva em DETALHAMENTO DA SOLICITAÇÃO apenas os nomes das disciplinas deseja excluir do AVA.

OU

1-      Crie um processo no SEI a ser encaminhado para a unidade CUR SRE – Supervisão de Registro Escolar. Esse processo será encaminhado ao Registro Escolar.

2-      Escolha o tipo do processo: Exclusão de Disciplina.

3-      Na solicitação de editar “clique aqui para editar conteúdo”, escreva em DETALHAMENTO DA SOLICITAÇÃO apenas os nomes das disciplinas deseja excluir do AVA.

Você permanecerá mais tempo na universidade para concluir o curso, pois não há previsão do início das aulas presenciais. Poderá ainda perder boas oportunidades de trabalho que exijam o diploma de conclusão de curso. Além disso, se você recebe qualquer tipo de auxílio da PROECE, ele será cancelado com o trancamento da matrícula.

A UFR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Assuntos Estudantis -PROECE, disponibiliza recurso ao estudante por meio de dois editais. O Edital 07 é destinado ao Auxílio Inclusão Digital (acesso à internet) e o Edital 08 é para Auxílio Inclusão Digital (aquisição de notebooks e computadores).
Para saber se você atende aos pré-requisitos constantes nos editais, bem como concorrer aos auxílios, acesse: http://bit.ly/edproece.
Em caso de dúvidas, você poderá ligar para (66) 9647 0411 ou enviar e-mail: proece@ufr.edu.br.

Não é obrigatória a matrícula nas disciplinas do Calendário 2020/1 para calouros e veteranos. É importante, contudo, avaliar o histórico escolar (se veterano) a fim de ponderar a nova previsão para a colação de grau. No caso de calouro, após atualizada a matrícula e verificada inviabilidade para estudo remoto, pode-se considerar a possibilidade de trancamento em condições especiais.

Sim. A solicitação de matrícula em disciplinas de outros cursos é feita pelo estudante no SIGA. A aprovação de matrícula em outros cursos é condicionada ao número de vagas disponível e ao deferimento pelas coordenações de curso do estudante e da disciplina.

Você, calouro ou veterano, pode entrar em contato com a coordenação de seu curso no período de 24 a 26 de setembro e fazer sua solicitação (de inclusão ou de acréscimo de disciplina).

O ajuste de matrícula é feito diretamente pelo estudante, calouro ou veterano, acessando o Portal do Aluno (https://ufr.edu.br/estudante/). Nele, há um ícone para “Sistema Integrado”, a partir do qual você, estudante, fará seu login e terá acesso ao Siga e aos demais sistemas da UFR.

Você também pode acessar mais rapidamente esse local se clicar no botão “Ajuste de matrícula 2020/1” ou no botão “Sistemas Integrados” que ficam no menu horizontal, na parte superior, no site https://ufr.edu.br/.

Todos os estudantes, calouros e veteranos, precisam fazer o ajuste de matrícula no período de 21 a 22 de setembro.

Se você entregou seus documentos no Registro Escolar, sua matrícula em 2020.1 foi feita pelo setor. Entretanto, agora que o semestre de 2020.1 será remoto, é necessário fazer o ajuste de matrícula no período de 21 a 22 de setembro de 2020.

 Não. As coordenações de curso farão alterações na oferta das disciplinas para o período de 2020.1, considerando as especificidades de ensino para cada disciplina de forma remota.

Todas as disciplinas do calendário 2020.1 serão ofertadas de forma remota, ou seja, com uso de tecnologias, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) e outra(s) plataforma(s) digital(is) ou recurso(s) definido(s) pelo(a) professor(a).

Sim. Todos os cursos irão ofertar disciplinas no calendário 2020.1