2023 – Atual
O uso de construções nominais do verbo em Português Brasileiro sob abordagem gramatical da Linguística Cognitiva
Descrição: Baseado no arcabouço teórico da Linguística Cognitiva, segundo seus modelos gramaticais mais prestigiados como Gramática Cognitiva (LANGACKER, 2008) e Gramática das Construções (CROFT, 2007; GOLDBERG, 1995, 2006), o presente projeto objetiva investigar o uso de construções nominais do verbo no Português do Brasil, tendo em vista a análise de dados orais e escritos. Os procedimentos metodológicos para o tratamento analítico do objeto de pesquisa envolvem uma orientação mista de aspectos da abordagem baseada em corpus (corpus-based) e da metodologia movida a corpus (corpus-driven) (BERBER SARDINHA, 2002). Desse modo, a partir dos dados coletados, pretende-se descrever e analisar as construções nominais do verbo para que tal fenômeno linguístico possa ser compreendido no uso. Como resultado, espera-se que tais construções, de acordo com os preceitos da Linguística Cognitiva, tenham um tratamento voltado ao entendimento de que a linguagem é algo incorporado ao processo cognitivo geral das capacidades humanas, ocupando-se, por exemplo, das características estruturais de categorização de linguagem natural (como prototipicidade, polissemia sistemática, modelos cognitivos, imagens mentais e metáforas); dos princípios funcionais da organização linguística (como iconicidade e naturalidade); da interface conceitual entre sintaxe e semântica; do pano de fundo experiencial e pragmático de linguagem em uso; e da relação entre linguagem e pensamento, incluindo questões sobre relativismo e universais conceituais (GEERAERTS e CUYCKENS, 2007). Como resultado, espera-se ampliar a dimensão analítica do fenômeno, tendo em vista a conciliação entre teorias empiricamente viáveis e dados de uso convencional e não convencional. Nesse sentido, há também uma expectativa em torno da descrição de instâncias emergentes, cuja tipificação contribuirá com o mapeamento atualizado de como os conceptualizadores lidam com as construções nominais do verbo. Muito do que se almeja deve advir da comparação dessas construções entre si e com estruturas afins. Parte-se da ideia de que as formas nominais do verbo são construções gramaticas, pareamentos forma-função afeitos à perspectivação conceitual (construal), a qual pode envolver não apenas elementos sintáticos como também prosódicos.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
– Maraísa Magalhães Arsénio – Coordenadora
– Luiz Fernando Matos Rocha – Integrante.
Estudos textual-discursivos em escritos diversos de autores da literatura
O projeto de pesquisa “Estudos textual-discursivos em escritos diversos de autores da literatura” busca estabelecer uma aproximação entre linguística e literatura, muitas vezes tomadas como subáreas independentes na área das Letras, não comungando uma do universo da outra. Entendemos, por sua vez, que o estudo de texto(s) literário(s), sob a lupa de uma abordagem linguística, pode fomentar significativamente tanto os estudos linguísticos quanto os literários. Se por um lado, a análise de um fenômeno linguístico ganha força graças às possibilidades de manifestação desse fenômeno, dada a riqueza linguístico-discursiva do objeto; por outro, não se pode diminuir o potencial da capacidade de compreensão leitora, revelando nuances de entendimentos dos textos em análise. Logo, neste projeto, trazemos para discussão linguística escritos que comungam do universo literário, de autores e épocas variadas. Para tanto, objetivamos investigar o funcionamento textual-discursivo e suas implicações em escritos de autores da literatura, sob o aporte teórico da Linguístico Textual e de Estudos Discursivos. O corpus dos estudos a serem realizados se constituem de escritos variados de autores da literatura, sejam eles (re)conhecidos como produção literária clássica, sejam eles pouco conhecidos. A pesquisa se situa nos estudos que tomam o texto como base epistemológica, no âmbito da Linguística Textual, apoiando-se também em Estudos Discursivos. A abordagem metodológica do estudo é de base qualitativa e, levando em conta os objetos de investigação, assenta-se no delineamento de pesquisa descritiva e interpretativista. Os estudos a serem empreendidos pretendem mostrar que os projetos comunicativos dos autores se constituem de uma operacionalização variada e singular quanto aos fenômenos linguísticos a serem investigados, operando um funcionamento textual-discursivo em cada gênero textual e revelando sentidos. Acreditamos que, assim, o agenciamento dos fenômenos investigados possa demonstrar uma consciência linguística e discursiva, atentando-se às intenções e ao projeto de dizer proposto.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
– Everaldo Lima de Araújo – Professor
– Márcio Rangel de Morais Brito – Estudante
Projeto de pesquisa 919/2023.
Existe uma tradição de escrita de memórias no Brasil. Diante da relevância de unificar as informações sobre essa área, de forma a servir como fonte de pesquisa sobre autores e obras memorialistas, nasce a proposta da construção de um dicionário temático. A pesquisa se propõe a organizar um domínio especializado, as memórias brasileiras, por meio de fatos ou princípios apresentados em um conjunto finito de obras ou microcosmos (47 obras + 35 autores) já estudados em pesquisas anteriores. Para alcançar as metas descritas, a metodologia empregada pode ser considerada compilatória, posto que se dispõe a organizar um grupo de elementos que foi previamente reunido. Para tanto, o aparato teórico necessário segue apresentado em duas frentes, a primeira sobre o gênero memórias (MACIEL et al, 2019) e a segunda sobre aspectos da construção do dicionário temático e de seus verbetes (BIDERMAN, 2001) e (KRIEGER, 2006). Ao final, com o produto esperado ou dicionário, busca-se tanto fortalecer as bases do estatuto das memórias enquanto gênero quanto apresentar um produto que sirva como veículo para discussão sobre uma identidade nacional.