1. Prof. Dr. AGAMETON RAMSÉS JUSTINO

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (2018) e mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). É professor da Universidade Federal do Mato Grosso (desde agosto de 2006). Concursado no Departamento de Letras, para a cadeira de Metodologia e Prática de Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Funcionalismo Linguístico, Formação Docente e Ensino de Língua Portuguesa. Participa do Grupo de Estudos Funcionalistas da UFG, no projeto Redes de estudo de Língua Portuguesa ao redor do mundo. Atua também como professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Letras, Linguística e Interculturalidade da UEG, na cidade de Goiás, GO.

Projeto de Pesquisa: Projeto Velhos usos novas formas na gramática do Português Brasileiro

Funções Administrativas: a) Presidente da CPPD; b) Coordenador da Residência Pedagógica Letras/Português/UFR; c) Colegiado de Curso.

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: agameton@ufr.edu.b

_______

2. Prof.ª Dr.ª ANA CRISTINA LOBO SOUSA

Professora da Universidade Federal de Rondonópolis, lotada no curso de Letras-Língua Portuguesa. Atualmente, Coordenadora de Programas Especiais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). Possui Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É graduada em Letras Português-Literatura pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Seus interesses de pesquisa abrangem as áreas de Linguística, Linguagem e Tecnologia e Educação a Distância. 

Projeto de Pesquisa: Ensinar Língua Portuguesa em Tempos Digitais

Funções Administrativas: a) Coordenadora de Programas Especiais (CPE/PROEG); 

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: ana.lobo@ufr.edu.br

_____

3. Prof.ª M.ª ANA VERA RAPOSOS DE MEDEIROS

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura-professores-Mato Grosso, literatura – história – verossimilhança -memória, bibliotecas-leitura-Mato Grosso, memória – discurso – literatura e práticas- leitura, memórias-diários e autobiografias.

Projeto de Pesquisa: Desenraizamentos e Ritos de Passagem: Memórias da Infância e Memórias para a Infância no Brasil  – CAP 261/2020

Funções Administrativas: Colegiado de Curso de Letras – Língua Portuguesa

Área de Atuação: Literatura Brasileira

Curriculum Lattes

E-mail: ana.vera@ufr.edu.br

_____

4. Prof. Dr. BENJAMIN RODRIGUES FERREIRA FILHO

Possui graduação em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo(1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo(1999), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2008) e pós-doutorado pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso e Professor da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Política, História, Guerra, Realidade.

Projeto de Pesquisa: “Canto em português: literaturas lusófonas”.

Extensão“A Amazônia, o Brasil e a atualidade da obra de Inglês de Sousa”

Área de Atuação: Literaturas de Língua Portuguesa

Curriculum Lattes

E-mail: benjamin.filho@ufr.edu.br

____

5. Prof. Dr. DANILO DE OLIVEIRA NASCIMENTO

Doutor e Mestre em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado I de Estudos Literários e Literatura Brasileira e Coordenador de Ensino de Graduação em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas de docência e pesquisa: Teoria Literária, Literatura Brasileira, Espaço Narrativo, Tragédia e Trágico.

Projeto de Pesquisa: Dinâmica fenomenológica de percepção da imagem de lugar na narrativa de ficção literária

Funções Administrativas: a) NDE; b) CEA.

Área de Atuação: Literaturas de Língua Portuguesa

Curriculum Lattes

E-mail: danilo.nascimento@ufr.edu.br

____

6. Prof. Dr. EVERALDO LIMA DE ARAÚJO

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas (FAFIPA) (1996) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2006). Atualmente cursa doutorado em Letras (Língua Portuguesa) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência em áreas da Linguística, da Língua Portuguesa e da Literatura Infanto-Juvenil, atuando principalmente nos seguintes eixos: Linguística Textual, Estudos Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa. É professor Adjunto III, com regime de dedicação exclusiva (DE) do curso de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). É membro titular do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Rondonópolis (EdUFR).

Projeto de Pesquisa:  INTEGRA – Integração, Texto e Gramática (UFF).

Extensão: Projeto de Extensão Centro de  Línguas CELIG – Acesse!

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: everaldo.araujo@ufr.edu.br

____

7. Prof.ª. M.ª LEZINETE REGINA LEMES

Professora da Universidade Federal de Rondonópolis e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), graduada em Letras com Habilitação em Francês pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Tem os seguintes temas como interesse: língua portuguesa, livro didático, autoria, gêneros do discurso, formação de professor.

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: lezinete.lemes@ufr.eedu.br

_____

8. Prof.ª Drª. MARAISA SILVA MAGALHÃES 

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001) e doutorado em Linguística pela Universidade de Lisboa (2011). Atualmente, é professora associado I, da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gerúndio e português como Língua Estrangeira.

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: maraisa@ufr.edu.br

_____

9. Prof. ª Dr.ª MÁRCIA REGINA PAVONI DE CARVALHO

Doutora em Letras, pela Universidade de São Paulo (2015), Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, mestre em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Universitário de Três Lagoas-MS (2003), especialista em língua portuguesa, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis-MT (1991), Graduada em Letras, pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras, de Lins-SP (1986). É professora da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa; atua/atuou com os seguintes temas: língua portuguesa, leitura, produção de texto, prática de ensino, lexicologia, lexicografia e terminologia.

Projeto de Pesquisa: Ensinar Língua Portuguesa em Tempos Digitais

Extensão: Tópicos em Língua Portuguesa e Literatura

Funções Administrativas: Colegiado de Curso/NDE/CEA

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes 

E-mail: marcia.pavoni@ufr.edu.br

_____

10. Prof.ª Dr.ª MARIA APARECIDA DOS SANTOS

Professora Associada I da Universidade Federal de Rondonópolis, com Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Tem interesse pela área da Linguística e suas articulações com a Psicanálise, Ensino de Línguas e Análise do Discurso.

Projetos de pesquisa: a) Desenraizamentos e Ritos de Passagem: Memórias da Infância e Memórias para a Infância no Brasil  – CAP 261/2020; b) A Educação Moderna e as metodologias (Inov)ativas: Protagonismo, Autonomia e Transformação – CAP 415/2020.

Extensão:  a) Coordenadora Administrativa do Projeto de Extensão Centro de Línguas CELIG; b) Curso PLE – Português para Estrangeiros. Acesse!

Funções Administrativas: a) Coordenação do Curso de Letras – Língua Portuguesa; b) Colegiado de Curso; c) NDE.

Área de Atuação: Língua Portuguesa/Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: maria.aparecida@ufr.edu.br

____

11. Prof. M.e MIGUEL EDGARDO SALGADO ESPINOZA

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente, é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias, educação, língua espanhola e língua estrangeira.

Extensão: Projeto de Extensão Centro de  Línguas CELIG. Acesse!

Funções Administrativas: Colegiado de Curso

Área de Atuação: Filosofia da Linguagem, TCC, Psicologia.

Curriculum Lattes

E-mail: miguel@ufr.edu.br

_____

12. Prof.ª Dr.ª ROSANA MARIA SANT’ANA COTRIM

Projeto de Pesquisa: Competência lexical nos meandros do ensino de língua portuguesa: análise dos Guias PNLD 2017 – Ensino Fundamental / Anos Finais  e PNLD 2018 – Ensino Médio, de Língua Portuguesa

Funções Administrativas: Colegiado de Curso

Área de Atuação: Língua Portuguesa / Linguística

Curriculum Lattes

E-mail: rosana.cotrim@ufr.edu.br

_____

13. Prof.ª Dr.ª SHEILA DIAS MACIEL

Possui graduação em Letras: Bacharelado e Licenciatura em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Especialização em Teoria da Literatura pela UERJ (1993); Mestrado em Letras Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995); Doutorado em Letras Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Pós-doutorado pela UFRN (2015) na linha “Literatura e Memória Cultural”. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Autobiográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: memórias e diário íntimo.

Projeto de Pesquisa: a) Desenraizamentos e Ritos de Passagem: Memórias da Infância e Memórias para a Infância no Brasil  – CAP 261/2020.

Funções Administrativas: a) Colegiado de Curso; b) NDE; c) CEA.

Área de Atuação: Literaturas de Língua Portuguesa

Curriculum Lattes

E-mail: shdmaciel@gmail.com

14. Prof.ª M.ª SHIRLEY LOPES MAIDANA DE OLIVEIRA

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (2020), Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis, atual Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Certificada com Proficiência em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa/ Língua Brasileira de Sinais 2009/UFSC/MEC e Proficiência no Ensino de Libras – 2013/UFSC/MEC. Atuou como intérprete de Libras na rede estadual de educação básica, em Rondonópolis – MT, de 2006 a 2012, e docente temporária na UFMT/CUR no semestre 2012/2. Atualmente compõe o quadro efetivo de docentes da Universidade Federal de Rondonópolis, ocupando a cadeira de docente de libras.

Funções Administrativas: a) Membro da Comissão Própria de Avaliação; b) Coordenadora do Núcleo de Inclusão

Área de Atuação: Língua Brasileira de Sinais

Curriculum Lattes

E-mail: shirley.maidana@ufr.edu.br

_____

15. Prof. M.e THIAGO RODRIGUES LOPES

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT/MeEL(2013). Graduação em Psicologia UFMT/CUR(2009). Iniciação científica em “Representações de Gênero e diversidade: um estudo sobre os valores morais e não morais de crianças, jovens e adolescentes”, e “Entre o risco e a segurança da vida: apropriações estéticas da hormonoterapia”. Coordenador de Extensão em: “Sinais e Vozes: Criando e Educando” (2009), “IntegrAÇÃO, Ensino de LIBRAS e Língua Portuguesa para Surdos e Ouvintes” (2012) do Programa INCLUIR/MEC/SESu (2012). Docente -LIBRAS UFMT (2011-2013); Tutor UAB Gênero e Diversidade na escola UAB/UFMT (2012); Professor Formador no ensino de LIBRAS UFMT/EAD Brasil/JAPÃO (2013); Psicólogo no Centro de Referência em Direitos Humanos -CRDH / SDH/ SEJUDH-MT (2013-2014). Cursou parcialmente o Programa de Residência Multiprofissional para Pessoas com Necessidades Especiais no Hospital Geral Universitário -HGU/UNIC(2013-2014). Docente na Universidade Federal de Rondonópolis-UFR. Gerente de Inclusão e Diversidade da UFR

Extensão: a) Projeto Apoio Inclusão; b) Projeto Temas em Saúde: Acessibilidade e Inclusão.

Funções Administrativas: a) Gerente de Inclusão e Diversidade; b) Membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

Área de Atuação: Língua Brasileira de Sinais

Curriculum Lattes

E-mail: thiago.lopes@ufr.edu.br