A história do Curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) é anterior à criação da própria UFR, pois o curso estava ligado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e assim funcionou durante décadas.

O antigo Campus Universitário de Rondonópolis (CUR), pertencente à UFMT, emancipou-se, dando origem à UFR, criada pela Lei 13.637, de 20 de março de 2018. Na UFMT, o Curso de Letras – Língua Portuguesa era oferecido pelo Departamento de Letras, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Universitário de Rondonópolis.

Criado pela Resolução CD nº 12, de 27 de janeiro de 1981, o curso teve seu primeiro vestibular autorizado pela Resolução CONSEPE nº 008, de 10 de março de 1981 e a definição de seu currículo pleno reconhecida pela Resolução CONSEPE nº 011/1981. Seu reconhecimento foi oficializado pela Portaria nº 179, de 11 de março de 1986, expedida pelo Ministério da Educação.

Desde o início da década de 1980, pois, o curso de Letras é uma realidade na cidade de Rondonópolis (MT) e sucessivas turmas vêm sendo formadas.

Atualmente, no âmbito da UFR, o Curso de Letras – Língua Portuguesa é vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), órgão que foi mantido na estrutura da nova universidade (foi extinto o antigo Departamento de Letras).

A carga horária total apresenta a seguinte configuração: 2.304 (duas mil trezentas e quatro) horas para atividades formativas; 416 (quatrocentas e dezesseis) horas para Estágio Curricular Obrigatório; 200 (duzentas) horas para as atividades teórico-práticas; e 400 (quatrocentas) horas para a prática como componente curricular, perfazendo o total de 3.320 (três mil trezentas e vinte) horas.

A graduação em Letras – Língua Portuguesa forma professores para atuarem no ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa nos níveis Fundamental II (6º ao 9º ano) e Médio de ensino.

Além do Ensino, outros dois segmentos são a Pesquisa e a Extensão. Os docentes desenvolvem projetos de pesquisa cadastrados junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e estão disponíveis para orientações de trabalhos acadêmicos aprofundados. Quanto aos projetos de extensão, docentes e discentes do Curso têm, sistematicamente, desenvolvido atividades junto à comunidade rondonopolitana.

O Curso de Letras – Língua Portuguesa tem como objetivo estratégico a formação de profissionais, principalmente professores, envolvidos com a produção e socialização do saber linguístico e literário, cuja atuação seja permeada pelo compromisso ético e político diante das exigências decorrentes das transformações socioculturais do Brasil e do mundo atual e suas repercussões no contexto regional.