Universidade Federal de Rondonópolis

Biologia/Licenciatura | UFR

Apresentação

Apresentação do curso

O Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) tem como objetivo formar profissionais na área das Ciências Biológicas, para o exercício do magistério no ensino fundamental, médio e superior, atendendo a demanda da rede pública e particular.

O curso é ofertado regularmente com as seguintes características:

a) regime: Crédito semestral.

b) vagas: 38 vagas anuais, com uma única entrada para o segundo semestre acadêmico.

c) turno de funcionamento: período noturno

d) integralização: mínimo 08 semestres e máximo 12 semestres

e) horário das aulas: de segunda-feira a sexta-feira: 19 as 23 horas; Sábado: 13 as 17 horas.

f) dimensão das turmas: as salas de aula teórica comportam 40 acadêmicos e os laboratórios para as aulas práticas variam sua capacidade conforme seu tamanho. Quando necessário, a turma será subdividida para maior conforto e, sobretudo, a facilitação da aprendizagem.

 

Contexto Histórico do Curso

O Curso de Ciências Biológicas na UFR foi criado pela Resolução nº.CD/040/88 e autorizado a funcionar no Centro Pedagógico de Rondonópolis, a partir de seu primeiro vestibular ocorrido no segundo período letivo de 1988, de acordo com a Resolução nº. 017/88 do CONSEPE, em substituição à Licenciatura em Ciências, com o objetivo de melhor formar recursos humanos capacitados que viessem a participar efetivamente na busca de solução para os problemas existentes, atuando no ensino, pesquisa e extensão na área biológica.

O curso de Ciências Biológicas, Licenciatura plena foi reconhecido pela Portaria nº. 1478 de 06/12/95, artigos 1º e 2º, publicado no D.O.U. nº. 234 de 07/12/95.

Desde a sua criação em 1988 funcionou no regime de crédito semestral, passando em 1994 para o regime seriado anual. Em 1997 os professores do Departamento de Ciências Biológicas perceberam a necessidade de adequar a matriz curricular aos interesses da comunidade escolar e do mercado de trabalho. Formulou-se, então, uma proposta de alteração da estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas a qual foi aprovada conforme resolução CONSEPE nº. 09 de 25/01/99, em seus artigos 1º, 2º e 3º. Em 2002 foi alterada a estrutura curricular pela Resolução CONSEPE nº. 34 de 26 de abril de 2002, passando-a 2880 (duas mil oitocentos e oitenta) horas em atendimento a LDB (lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996), em seu artigo 65 que estabelece o mínimo de 300 horas para a prática de ensino na formação dos docentes nos cursos de licenciatura.

Em 2004 o curso foi reestruturado passando para o regime de crédito a partir do ano letivo 2005 pela Resolução CONSEPE nº. 22, de 29 de março de 2004, com o currículo pleno de 2910 (duas mil novecentos e dez) horas aula, correspondentes à 145 (cento e quarenta e cinco) créditos, a serem integralizados no mínimo em (6) seis semestres e no máximo (14) quatorze semestres. Em 2009 pela Resolução CONSEPE nº. 126, de 11 de agosto de 2009, foram realizadas adequações na matriz curricular que passou a ter 3149 horas (Três mil cento e quarenta).

No ano de 2011, nova atualização foi realizada no Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura, para atender as orientações normativas do Conselho Federal de Biologia e do Conselho Nacional de Educação, além das orientações da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

 

Contexto educacional e profissional

O ensino de Ciências e Biologia na atualidade busca possibilitar a compreensão dos conteúdos muito além da sua dimensão biológica, incluindo aspectos históricos, econômicos, ideológicos, políticos, culturais e educacionais dos mesmos. Seus objetivos, conforme afirma Santos (2011), deixam de ser meramente técnicos para contribuir para a melhora da vida social, reconhecendo que o indivíduo deve tornar-se capaz de entender e de participar social e politicamente dos problemas da comunidade e saber posicionar-se pessoalmente de maneira crítica, responsável e construtiva com relação, aos problemas que afetam a sociedade e o ambiente.

Essa mudança de concepção de ensino deve estar implícita nos Projetos Pedagógicos dos cursos de formação de professores. Assim sendo, a estrutura do curso de licenciatura em Ciências Biológicas tem por base os princípios que contemplam as exigências do professor de Ciências e Biologia, levando em consideração a identificação de problemas, necessidades atuais e perspectivas da sociedade e do ambiente, assim como da legislação vigente. A proposta visa propiciar uma sólida formação básica inter e multidisciplinar, contemplando atividades de campo, laboratório e adequada instrumentação técnica.

O projeto do curso considera os processos de conhecimento e de ensino e aprendizagem, tais como a pesquisa como eixo articulador do ensino e da formação e a inter complementariedade dos saberes necessária em percursos de construção de conhecimentos. Além disso, o Curso almeja o desenvolvimento de projetos educativos que garantam aos estudantes o crescimento pessoal nas dimensões cognitiva, afetiva e sociocultural e a interconexão entre as aprendizagens da docência, as práticas pedagógicas e a busca de transformações nas formas de sustentação do viver nas comunidades em que a instituição educativa está inserida.