Mato Grosso é um Estado essencialmente agrícola. Com o aumento da informatização na agricultura e o surgimento cada vez mais acentuado de novas tecnologias e softwares, a presença dos profissionais de Tecnologia da informação (TI) no agro é cada vez mais exigida.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou, em agosto de 2020, uma pesquisa mostrando que 84% dos agricultores brasileiros utilizam algum tipo de tecnologia como ferramenta de suporte. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologia sendo utilizada por agropecuaristas mostrando a importância do profissional de tecnologia da informação para o agronegócio.

Além disso, o Brasil tem enfrentado altas taxas de desemprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro semestre do ano de 2022, cerca de 14 milhões e 400 mil brasileiros procuravam um emprego, correspondendo a 14,4% da população. Ao contrário dessa estatística, o setor de tecnologia da informação enfrenta problemas com o aumento no número de vagas necessárias sem que novos profissionais sejam formados na mesma velocidade. A expectativa, de acordo com pesquisa publicada em janeiro de 2021 pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), é de que, até o setor abra mais de 400 mil novas vagas, uma quantidade muito maior do que a soma total de profissionais que serão formados até lá.

Considerando a demanda crescente por cursos voltados à área de tecnologia, era preciso aliar essa necessidade considerada hoje mundial, ao potencial regional, no sentido de contribuir com o desenvolvimento econômico da região. Nesse sentido, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Rondonópolis reuniu seu corpo docente e verificou, dentre os proponentes desta oferta, formações específicas para que se pudesse aliar TI e agronegócio, quando se chegou ao curso de Agrocomputação, uma das áreas para as quais o corpo docente está habilitado a ofertar.

Coordenador: Me. Eberson Omar Weschter

Telefone: (66) 3410-4009

E-mail: agrocomp@ufr.edu.br 

Formato do curso: Tecnólogo, EaD, 3 anos para integralização

Polos UAB atendidos (25 vagas por polo):

  • Primavera do Leste
  • Pontes e Lacerda
  • Lucas do Rio Verde
  • Paranatinga
  • Barra do Bugres
  • Cuiabá

Total de vagas: 150