Aquele em que amamos o cheiro de livros… e informações organizadas!
Já imaginou organizar todas as informações do mundo? Parece missão impossível, né? Mas é justamente isso que um bibliotecário faz! Com toda certeza a Mônica do seriado Friends ficaria apaixonada por essa graduação.
Mas calma aí, para ser bibliotecário não basta apenas gostar de ler e saber onde ficam os livros numa estante? Se você ainda acredita nisso, esse texto foi feito para você, pois essa ideia não poderia estar mais errada!
A Biblioteconomia é o curso para quem deseja saber lidar com a informação, esteja ela em um formato físico ou na forma digital, para quem quer compreender a ciência por trás da organização das informações e, é claro, para aqueles que gostam de um bom livro! Porque gostar de ler deveria ser pré-requisito para todo mundo.
Mas afinal, o que faz um bibliotecário?
Além de cuidar dos livros e organizar os sistemas internos da biblioteca, o bibliotecário é um profissional da informação. Ele busca, analisa e organiza dados de todas as formas, desde livros e artigos até sites e bases de dados. É como ser um Google humano, só que muito mais legal!
E por ter que lidar com a informação de uma maneira ampla, o curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal de Rondonópolis, está no processo de mudança do seu nome para “Biblioteconomia e ciência da Informação”, um nome que, diga-se de passagem, combina muito mais com tudo aquilo que se espera de um bibliotecário em pleno século XXI.
Mas é claro que as mudanças que estão em processo não se limitam apenas ao seu nome. Com a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso temos também a atualização das grades de disciplinas, das temáticas abordadas e, daqui um tempo, a entrega de um laboratório novo totalmente voltado para as particularidades desse curso que integra o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
Então, imagine você, rodeado de livros, artigos e dados. Seu trabalho? Organizar tudo isso de um jeito que qualquer pessoa consiga encontrar o que precisa! E não para por aí: você vai aprender a usar as ferramentas mais modernas para pesquisar, otimizar sites incríveis e até mesmo preservar documentos históricos. Se você é daqueles que amam aprender coisas novas, é curioso e tenta entender como algoritmos e dados se organizam e ainda por cima gosta de ler, a Biblioteconomia é pra você!
E onde posso trabalhar?
As possibilidades são infinitas! Você pode trabalhar em:
Bibliotecas: É claro! Mas não só as tradicionais. Existem bibliotecas em escolas, universidades, hospitais, empresas, museus e até mesmo em presídios.
Empresas: Muitas empresas precisam de bibliotecários para organizar seus arquivos, criar bases de dados e dar suporte à pesquisa.
Organizações não governamentais (ONGs): As ONGs também precisam de bibliotecários para organizar suas informações e disseminar conhecimento.
Governo: Bibliotecas públicas, arquivos nacionais e secretarias de cultura são ótimas opções para quem quer trabalhar no setor público.
Que tal escolher uma carreira em um curso com tradição?
Na UFR, o curso de Biblioteconomia te prepara para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente. Com mais de 20 anos de experiência, a gente te oferece uma formação completa e atualizada, te transformando no profissional que as empresas mais buscam para organizar, produzir, selecionar e analisar dados e informações, desempenhando um papel crucial na preservação e difusão do conhecimento.
Acha que estamos exagerando? Em um mundo inundado por informações, encontrar o que realmente importa é um desafio. É aí que entra a Ciência da Informação. Essa área de conhecimento é focada no fluxo informacional, desde a origem até o acesso e uso da informação, incluindo a investigação das representações da informação em sistemas naturais e artificiais, o uso de códigos para transmissão eficiente e o processamento da informação. E o curso de Biblioteconomia da UFR é especialista nisso, desde a sua fundação!
Formando profissionais altamente capacitados, os graduandos de Biblioteconomia aprendem, ao longo dos quatro anos do curso, sobre princípios teóricos e práticos relacionados à administração de bibliotecas, catalogação de materiais, gestão de acervos, pesquisa bibliográfica, técnicas de arquivamento e outras aptidões requisitadas para o trabalho em bibliotecas e centros de informação.
Além disso, desenvolvem habilidades cruciais, como a capacidade acessar grandes volumes de informações, solucionar problemas relacionados à gestão de dados e interagir de forma eficaz com diversos públicos. Adquirem ainda habilidades em tecnologias emergentes e em preservação de materiais, tornando-os profissionais versáteis.
Então, quer fazer a diferença em um mundo cada vez mais digital? A Biblioteconomia te oferece a oportunidade de transformar dados em conhecimento.
Gostou?
Então use a sua nota do ENEM para concorrer a uma das 43 vagas que são disponibilizadas todos os anos pela Universidade Federal de Rondonópolis para o curso de Biblioteconomia. São 4 anos de curso, com habilitação em bacharelado e aulas no turno noturno.
E agora, depois de toda essa informação, duvido que você ainda vai se perguntar “Biblio… o quê?”. E se você ficou curioso e quer saber um pouco mais, acesse o site do curso www.ufr.edu.br/biblioteconomia, o siga no Instagram @biblioteconomiaufr e aproveite para ouvir o podcast que preparamos especialmente para você que deseja se tornar um cientista da informação.
O PluriCast @pluricast.ichs é um projeto de extensão vinculado ao LAPRAS (@lapras.ichs), em parceria com o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (@ichs.ufr) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Rondonópolis (@proexufr). Nos siga no Instagram para saber sobre os cursos do ICHS e acessar outros materiais sobre humanidades!